quarta-feira, 16 de março de 2011

O Livro e a Capa

Quantas vezes você se olhou no espelho e se sentiu uma pessoa perfeita? Creio que na maioria das vezes você sempre acha imperfeições em si mesmo, mas como ninguém é perfeito pra que tentar ser perfeito?
Bom, antes de tudo quero informar que essa semana não parei pra escrever no blog, então peguei um texto antigo que havia publicado num site ,eu cheguei a escrever duas ou três colunas pro site do André Hotter, calhou até de uma dessas colunas acabar sendo lida por um produtor da MTV que me convidou para fazer o programa MTV Debate ano passado. Voltando ao assunto, resolvi postar um dos textos que escrevi pra esse site ano passado, fala um pouquinho sobre mim e sobre perfeição, acho que vão gostar.

Quero que saibam que assim como todos, não sou perfeito. Bem, estou comentando isso por que essa semana recebi um e-mail de minha irmã com um fundo musical bem bonito dizendo que a aparência não é nada, que ninguém bate na nossa porta exigindo que sejamos perfeitos, que temos que nos aceitar do jeito que somos, pois não há lei nenhuma que nos obrigue a ter uma boa aparência. No princípio eu concordei com tudo, mas depois eu pensei bem e constatei que muitos empregos exigem boa aparência, isso já o exclui o "ninguém exige", mas isso é o menos importante. Constatei que muitas pessoas batem na nossa porta e comentam: "Nossa! Como você engordou!" ou "Nossa! Como você está magro!". Ninguém é obrigado a mudar por causa de ninguém, mas a questão de que temos que nos aceitar do jeito que somos eu não concordo. Se você está muito acima do peso ou muito abaixo do peso não seria legal se conformar, isso não é saudável, se você não tem a vida que sonhou também não é legal se conformar, pois assim você não terá objetivos na vida.

Na adolescência eu fui muito magro, muito abaixo do peso, aquilo me incomodava, pessoas me cobraram melhora, a vida me cobrou melhoras. Hoje eu tenho muito a agradecer a essas pessoas que me cobraram uma aparência saudável, pois não é certo se aceitar do jeito que você é sendo que você pode melhorar. Tem gente que fala que você tem que se aceitar do jeito que você é, mas se você se olha no espelho e não se sente feliz com o reflexo que vê, então não tem que se acomodar. Eu penso que se acomodar é parar de melhorar, digo isso em todos os sentidos, se acomodar com estudos, com seu salário, com seu sapato velho, com uma cueca furada que um dia alguém pode ver, com sua aparência, etc.

É lógico que a aparência não vem em primeiro lugar, saúde é o que interessa, aparência é algo externo, mas do mesmo modo que o seu interior reflete no externo, o lado externo também se reflete no lado interno, se sentir bem com sua aparência com certeza faz você se sentir bem por dentro, portanto apesar da aparência não vir em primeiro lugar, isso não a torna menos importante. A perfeição sim vem em primeiro lugar.

Pesquisando em dicionários a palavra "aparência" eu encontrei as seguintes denominações: "Aspecto exterior de alguma coisa, ficção, mostra enganosa, forma, figura, ilusão, capa, cor, disfarce, o que se aproxima da realidade." Realmente aparência é ilusão, pois não se pode conhecer uma pessoa por sua aparência, como diz o ditado popular: "as aparências enganam". Mas aparência também é capa e existem muitos "livros"(pessoas) com uma "capa"(aparência) linda, porém sem conteúdo, por isso é interessante cuidar da "capa de seu livro", ou seja, sua aparência, mesmo tendo outro ditado que diz pra nunca julgarmos um livro pela capa, se você tem um bom conteúdo seria legal ter uma capa ao menos razoável, bem cuidada.

A palavra "perfeição", de acordo com o dicionário que pesquisei tem as seguintes denominações: "Acabamento perfeito, execução completa, bondade ou excelência, no mais alto grau, primor, mestria, requinte, correção, pureza." Não foi mencionado nada sobre boa aparência, portanto ser perfeito dispensa espelhos e é algo muito difícil de se conquistar. Muitas pessoas vivem em busca da perfeição, mas temos que nos lembrar que perfeição não é aparência, é a execução completa, aparência vem de fora, perfeição vem de dentro.

A maioria das pessoas costuma dizer: "Essa música é perfeita! Linda demais", mas não podemos ver a música, só podemos escutá-la e ainda assim achamos beleza na melodia, na letra, na voz do(a) intérprete, isso é a mais concreta prova de que a beleza não é sinônimo de aparência, então não pense que ter uma boa aparência é se maquiar, fazer lipoaspiração, colocar silicone ou tomar anabolizantes. Ter uma boa aparência é ser saudável e feliz consigo mesmo.

Quanto a não ser perfeito, não se acomode com isso só por que ninguém é perfeito, também não reclame de algo que não tenha, reclamar não faz ninguém melhorar, agradeça o que tem e vá a luta pra alcançar seus objetivos, nunca se acomode com nada, sempre melhore em tudo.

Não sou o dono da verdade, o que escrevi é apenas minha opinião e gostaria muito de ler comentários de todos, críticas são sempre bem vindas, como eu disse no início do texto, "assim como todos, não sou perfeito", mas quero ficar cada vez melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário