domingo, 27 de fevereiro de 2011

O Prego e a Ferrugem

Eu estava pesquisando significados para a palavra teoria, e li que ela tem diversas denominações, uma delas diz que a teoria é a forma que nós temos de pensar e entender algo através da observação.
A superstição também entrou na minha pesquisa e acabei encontrando uma descrição dizendo que superstição é a crença que temos em algo que é contra a lógica e a racionalidade.
Teorias e superstições estão sempre ligadas, temos teorias para acreditar em algumas superstições, outras para não acreditar, e outras para explicar o seus fundamentos.
Há também o misticismo que é um meio de conexão com o sobrenatural através da filosofia, fé e experiência religiosa. Por ultimo, porém não menos importante está a ciência noética que utiliza o método científico para testar as teorias que explicam os fenômenos paranormais.
Embora o misticismo e a ciência noética tenham em comum a intuição, se tratam de teorias diferentes, enquanto o misticismo está ligado ao sobrenatural, a ciência noética está ligada à mente.
Aonde quero chegar? Bom, existem pessoas que preferem não falar nada pra ninguém quando vão fazer algo importante (uma entrevista de emprego, por exemplo), ficam com receio de que não dê certo por causa do tão falado "olho grande"ou "olho gordo", também conhecido como inveja. Eu ainda não sei o que pensar sobre isso, mas as pessoas têm suas teorias para explicar esse comportamento, elas acreditam que se contam pra alguém e não conseguem algo, foi devido ao "olho grande", e ainda contam casos que ocorreram com outras pessoas para provar que sempre acontece.
Isso realmente funciona? Muitas vezes você faz algo que necessita de aprovação, mas mantém segredo até que receba o resultado, com medo de que seja uma vítima da inveja. Confesso que já vivi situações do tipo, mas quase sempre obtive resultado negativo mesmo mantendo segredo, ou seja, não causou efeito algum. Mas isso não significa que eu vou sair contando pra todo mundo o que eu estou planejando pra minha vida, pois infelizmente a inveja existe, e pode nos afetar, mas não tanto quanto a pessoa invejosa será afetada.
Aqui já começo a amplificar minha teoria, penso que pessoa invejosa é como o prego, a inveja é como a ferrugem, a ferrugem pode sujar suas mãos, mas quem será mais prejudicado será o prego, pois você pode retirar a sujeira da ferrugem com água limpa, mas a ferrugem no prego se alastra até que ele seja consumido totalmente, ou seja, a inveja pode destruir completamente a pessoa invejosa.
Não é certo ter inveja, do mesmo modo que não é certo ter pensamentos do tipo: "fulano(a) vai morrer de inveja de mim", portanto vamos esquecer a palavra "inveja", deixemos essa palavra enferrujar no nosso vocabulário, vamos esquecer que ela existe, assim não precisaremos nos preocupar com teorias e superstições, basta cuidarmos muito bem de nossa alma para que ela fique "limpa" o bastande para poder limpar qualquer "sujeira".
Usei mais uma vez a metáfora como exemplo nessa teoria que usei para explicar minha visão a respeito desse comportamento humano, mas tudo isso é teoria, essa crença, esse pensamento, essa superstição, essa ciência, essa intuição, o que quer que seja, é teoria, mas na prática é diferente.
O que seria esse comportamento destacado em negrito no texto? Seria misticismo, ciência noética ou mera superstição?





Nenhum comentário:

Postar um comentário